Inteligência Artificial na Indústria: Uma nova era de fabrico
O aparecimento da inteligência artificial (IA) revolucionou o fabrico moderno, introduzindo novas tecnologias, processos e técnicas que alteram permanentemente o panorama. À medida que a IA continua a crescer, o seu impacto no fabrico pode rivalizar ou mesmo ultrapassar inovações anteriores como a robótica e as tecnologias de automação. A ascensão da IA na indústria […]

O aparecimento da inteligência artificial (IA) revolucionou o fabrico moderno, introduzindo novas tecnologias, processos e técnicas que alteram permanentemente o panorama. À medida que a IA continua a crescer, o seu impacto no fabrico pode rivalizar ou mesmo ultrapassar inovações anteriores como a robótica e as tecnologias de automação.
A ascensão da IA na indústria transformadora
A integração da IA no fabrico tem sido impulsionada por vários fatores. A dependência existente da indústria em relação à robótica, automação e maquinaria pesada proporcionou um caminho natural para a adoção da IA. Além disso, a procura global, a escassez de mão de obra e o elevado custo das interrupções levaram os fabricantes a recorrer à IA para satisfazer as expectativas dos consumidores relativamente a entregas atempadas e fiáveis.
Os primeiros a adotar a IA na indústria transformadora viram o seu potencial e começaram rapidamente a explorar as suas aplicações industriais. A observação de implementações bem-sucedidas noutras indústrias aumentou a sua confiança, levando a uma adoção mais ampla. Atualmente, a IA é parte integrante de muitas operações de fabrico. De acordo com o Eurostat, quase um terço das grandes empresas da União Europeia estava a utilizar a IA até 2023. Prevê-se que esta tendência continue à medida que a IA se torna mais acessível e os seus casos de utilização se expandem.
As tecnologias de fábrica virtual não são tudo ou nada. Os fabricantes podem adotar partes para melhorar os processos sem se comprometerem com o todo. Esta pode ser uma consideração importante para as muitas pequenas e médias empresas que fazem parte do sector de produção da Europa e que podem não ter os recursos necessários para renovar os seus sistemas de A a Z.
Partilhar
Agenda
19 de Outubro 2025